Por Laura Souza

Já ensinava o ditado: “mente sã, corpo são”. Tudo que faz o corpo ficar saudável reflete em uma mente sadia – e vice-versa. Dessa forma, a prática da yoga é reconhecida há mais de 5 mil anos como prática de disciplina física e mental na busca do equilíbrio e da total e integral percepção de si mesmo em unidade com o universo.

A filosofia da yoga acredita que o corpo é um veículo para a alma em sua jornada para a perfeição. E os benefícios da prática (que são muitos!) são apenas consequências das posturas. Falando delas, as ásanas vieram da observação que os antigos yogis faziam dos movimentos dos animais e dos ciclos da natureza: as posturas do cachorro, camelo, gafanhoto, corvo, palmeira, saudação ao sol e tantas outras. Ou seja, yoga e natureza tem tudo a ver!

Adicionando a yoga com toda a sua tradição milenar e o estilo carioca, deu samba. Ou melhor, deu um hábito que cada vez se espalha mais pela cidade: a prática da yoga ao ar livre. Em harmonia com a natureza, aproveitando a luz do sol, o contato com o solo e respirando ar fresco, os praticantes garantem que tudo fica muito mais prazeroso e leva a um outro nível de consciência.

Mas por onde começar?

 

Bairro da Glória

Domingão também é dia de prática. E se a Praia de Ipanema não for ideal, que tal praticar na Praça Paris? Grandes gramados, lago e chafariz compõe o cenário para os aulões do Yoga na Gloria, todo segundo domingo do mês, às 10h.

yoga na gloria

 

Praia do Leme

Para os amantes da praia, nada como unir dois prazeres. As aulas acontecem todas as terças-feiras, às 8h e ocupam o espaço do Quiosque da Pedra do Leme. Não parece uma delícia praticar ouvindo o barulho do mar?

 

Praia de Ipanema

O espaço 88Yoga88 participa do projeto Yoga Gratuito na Praia. A cada 15 dias, sempre aos domingos, a praia de Ipanema recebe instrutores e iogues que querem aproveitar o cenário paradisíaco para sua prática. Anota aí na agenda: no Posto 8, em frente à Casa de Cultura Laura Alvim, próximo à Praça General Osório, às 9h.

praia de ipanema

 

Praia do Flamengo

Para quem está no meio da rotina da semana e precisa de uma folga para reestabelecer as energias, essa é a oportunidade! Toda quarta-feira, na altura do Posto 3 e a partir das 8h, a Praia do Flamengo recebe aulões de yoga. Não precisa experiência prévia, é só se unir ao grupo e sair renovado.

 

Praia da Barra da Tijuca

Aos domingos, às 11h, o espaço Riserva Zen Yoga Life oferece aulões abertos no Quiosque Aloha (entre o Posto 2 e o Posto 3 da Praia da Barra). As práticas incluem posturas de hatha yoga para iniciantes e pessoas que já praticam.

praia da barra

 

Pegue seu tapetinho (ou toalha ou canga), uma roupa confortável, protetor solar (não pode esquecer!) sua garrafinha de água e disposição para reestabelecer a energia corporal.

Boa prática!